O Programa SmartCat de Controle de Cupins visa solucionar um problema complexo, cujo sucesso está intimamente relacionado ao conhecimento e uma análise criteriosa de cada caso. É necessário, portanto, antes, realizar a correta identificação da espécie e avaliar o dimensionamento de seu ataque.

Identificada a espécie o controle pode ser realizado através dos seguintes tratamentos:

Para cupim de madeira seca

Cryptotermes brevis Cupim de Madeira Seca 2

Cupim de Madeira Seca

 

 

 

 

 

O tratamento recomendado é o tratamento curativo localizado, realizado diretamente nos móveis, objetos de madeira e demais madeiramentos onde foram identificados os focos de cupins, utilizando-se formulações cupinicidas específicas aplicadas de forma correta, por meio de equipamentos adequados.

Para cupins subterrâneos, arborícolas e de solo (quando praga)

Cupim Subterraneo

Cupim Subterraneo

Cupim de Solo

Cupim de Solo

Cupim Arboricola

Cupim Arborícola

 

 

 

 

 

Para estas três categorias de cupim o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico realizado, pois envolve desde a identificação da espécie, bem como a sua abrangência e o detalhamento de todo o estabelecimento, situações estas que devem ser analisadas isoladamente, apresentando-se o tipo de tratamento mais adequado de acordo com cada realidade. Os tratamentos podem ser os seguintes: tratamento curativo localizado; localização e eliminação de colônias (quando possível), barreiras químicas com fins curativos e preventivos, sendo que para este último, devem ser avaliadas todas as condições ambientais existentes, como exemplo a presença na fauna local, de inimigos naturais que servem de barreira biológica, e que poderiam vir a ser eliminadas com a realização de barreira química preventiva. Em cada tratamento citado, as formulações cupinicidas devem ser aplicadas de forma correta obedecendo às recomendações levantadas no diagnóstico ambiental e por meio de equipamento adequados.

Portanto, o controle efetivo de cupins não é simplesmente fazer furos e/ou trincheiramentos para aplicação de calda cupinicida como a maioria das empresas controladoras fazem, mas sim ter um Programa com profissionais preparados a diagnosticar corretamente o problema, levantando todas as possíveis variáveis do estabelecimento e ambientais, para uma correta recomendação, adequada à realidade de cada ambiente.